Biblioteca Brasiliana Mindlin abre ao público em SP

Foi inaugurada no dia 23 de março, dentro do campus da USP da capital paulista, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que abriga uma das coleções mais importantes com obras raras e originais sobre o Brasil. O acervo, com mais de 32 mil títulos, foi doado à universidade pelo famoso bibliófilo e empresário que começou a coleção aos 13 anos. Entre as preciosidades conseguidas por Mindlin, agora guardadas na biblioteca, estão originais de autores como o viajante alemão Hans Staden (1525-1579), o pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), o empresário português Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), além de escritores brasileiros como João Guimarães Rosa (1908-1967), Graciliano Ramos (1892-1953), entre outros.

Uma parte da coleção – cerca de 3,5 mil títulos – já está digitalizada e pode ser acessada e baixada gratuitamente pela página da biblioteca na Internet: www.brasiliana.usp.br. Dentre outras, é possível, por exemplo, baixar a obra completa de autores como Joaquim Nabuco, Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar e Casimiro de Abreu.

A biblioteca também abriu com uma exposição permanente sobre a vida do casal Mindlin, a história da formação da biblioteca, a construção do edifício e também sobre cultura, materialidade e conservação do livro, além de falar da história da imprensa e do prazer da leitura.
Uma segunda exposição, que ficará aberta até 28 de junho, apresentará os cem livros e documentos mais valiosos, importantes e significativos da biblioteca. Todos devidamente protegidos em vitrines de vidro e metal.