Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

A educação costuma ser apontada como um dos principais direitos sociais, devido aos benefícios que pode proporcionar ao cidadão. Uma recente pesquisa internacional, por exemplo, revelou que quem estuda é mais feliz. Outro argumento muito usado em favor da educação formal são os índices econômicos e trabalhistas, pois quem estuda normalmente ocupa os postos de trabalho mais bem pagos e consegue uma qualidade de vida melhor. Mas há exceções: de Sílvio Santos a Bill Gates, são vários os exemplos de indivíduos que conquistaram sucesso pessoal e profissional sem possuir um diploma universitário, assim como muitos também são os casos de pessoas formadas que não se sentem realizadas. O que você pensa disso? Estudar pode tornar as pessoas mais felizes? Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

 

Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

A educação costuma ser apontada como um dos principais direitos sociais, devido aos benefícios que pode proporcionar ao cidadão. Uma recente pesquisa internacional, por exemplo, revelou que quem estuda é mais feliz. Outro argumento muito usado em favor da educação formal são os índices econômicos e trabalhistas, pois quem estuda normalmente ocupa os postos de trabalho mais bem pagos e consegue uma qualidade de vida melhor. Mas há exceções: de Sílvio Santos a Bill Gates, são vários os exemplos de indivíduos que conquistaram sucesso pessoal e profissional sem possuir um diploma universitário, assim como muitos também são os casos de pessoas formadas que não se sentem realizadas. O que você pensa disso? Estudar pode tornar as pessoas mais felizes? Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida? Veja os textos de apoio, comente e interaja com seu colegas.
 

Estudar faz pessoas serem mais felizes e viverem mais

Um estudo recente sobre aspectos da educação mostra que quem estuda mais tende a ser mais feliz e ter uma expectativa de vida maior. O levantamento What are the social benefits of education? (Quais são os benefícios sociais da educação?, em tradução livre) foi produzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e realizado em 15 países membros da organização – do qual o Brasil não faz parte.

"A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais", dizem os autores da pesquisa.

Segundo o estudo, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas de sua vida. Esse nível de satisfação pessoal é de, em média, 18% a mais para quem tem nível superior em relação àquelas que pararam no ensino médio.

Em relação ao aumento da expectativa de vida, o estudo mostra que um homem de 30 anos, por exemplo, pode viver mais 51 anos, caso tenha formação superior, enquanto aquele que cursou apenas o ensino médio viveria mais 43, ou seja, oito anos menos. Essa disparidade é mais acentuada na República Tcheca, onde os graduados podem viver 17 anos a mais. Já os portugueses, asseguraram a diferença mais baixa, apenas 3.

(...)

Participação política

Em outro capítulo desse mesmo levantamento, realizado com um grupo de 27 países, a OCDE chegou à conclusão de que 80% dos jovens com ensino superior vão às urnas, enquanto o número cai para 54% entre aqueles que não têm formação superior. Os adultos mais escolarizados também são mais engajados quando o assunto é voluntariado, interesse político e confiança interpessoal.

[UOL Educação]

Milionários sem diploma

Bill Gates abandonou Harvard, montou a Microsoft, e se tornou um dos homens mais ricos do mundo com uma fortuna de US$ 58 bilhões. Samuel Klein veio da Polônia para o Brasil fugido de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial, começou a vender utensílios domésticos de porta em porta, fundou as Casas Bahia e hoje é o rei do varejo brasileiro com uma empresa que faturou R$ 12,5 bilhões em 2007. Silvio Santos, um camelô no Rio de Janeiro, virou dono de mais de 30 empresas e do canal de televisão SBT. O que todos esses empresários com histórias tão diferentes têm em comum? Além de patrimônios que ultrapassam nove dígitos, nenhum possui diploma de curso superior. Ou abandonaram o mundo acadêmico antes de conquistar o diploma ou nem mesmo tiveram a chance de chegar lá. Aprenderam na marra, quebraram a cara em algumas ocasiões, porém, triunfaram.

(...)

[Istoé Dinheiro]

 

 

 

Tópico: Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

eu gostei muito

Data: 08/05/2014 | De: nayane ramos

ai como eu sou bandida

a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Data: 29/08/2013 | De: Manuela luana 2º ano c tarde

verdade!CARA HELENA...
De que vale ter diploma e não ter conhecimento?
De que vale conhecimento se não tem o diploma?
Eles, o conhecimento e o diploma tem que andar bem juntinhos pois você só entra no mercado de trabalho se tiver experiencia e ainda por cima uma carta de referencia muito boa, muitos abrem vaga de empregos e quando chegamos lá sempre tem algo faltando em nosso curículo para quem quer empregarnos, infelismente é assim, mas o que nos impede de querer ter um futuro brilhante? afinal hoje temos a possibilidade de querer ser o que temos vocação de ser, e temos muitas opções, antigamente não era tão fácil estudar como hoje é, e já em relação de emprego, no meu ponto de vista era mais fácil, hoje temos a oportunidade de estudar pra ser alguem na vida e muitos não o querem, preferem trocar os estudos por oportunidades de empregos e muitas vezes trabalham clandestinamente,pois conheço muitos assim, no meu ponto de vista o estudo é muito importante para se ter um futuro brilhante. basta se esforçar o máximo que pudermos.......

Há relação entre estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Data: 12/04/2013 | De: Prof. Gilberto

Gostei dos comentários e do debate que este tema está provocando. As duas alunas estão de parabéns.

Relação entre estudo e carreira profissional

Data: 05/04/2013 | De: Prof. Gilberto

Só uma observação a fazer: Discordo do que você afirmou sobre Lula. Ele não é semi-analfabeto. Não tem diploma de curso superior, mas é inegável a sua capacidade intelectual, pois, ao contrário, não teria chegado aonde chegou.Bom comentário!

A relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Data: 05/04/2013 | De: Deyse Guedes 3°ano B

Hoje o estudo é prioridade para as pessoas, com ele pode-se formar engenheiros, médicos, professores etc. O estudo superior nos dá a oportunidade de conhecer , se qualificar e garantir nosso futuro.
Sabemos que, grandes nomes como o ex-presidente LULA, semi-analfabeto e que assumiu a presidência do Brasil,teve a capacidade e força de vontade para "continuar" os estudos e dá o melhor de si para o nosso país.Mas sim,ser qualificado ter ensino superior, ajuda muito qualquer cidadão a se fortalecer e poder ter uma vida digna, até porque hoje sem diploma não somos nada...

Re:A relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Data: 10/04/2013 | De: Helena Macedo

Discordo de você quando afirma: "até porque hoje sem diploma não somos nada."
Veja bem, diploma não é tudo! Do que vale ter um diploma e não deter conhecimentos? Atualmente, por causa da ganancia, as pessoa vendem diplomas, compram "Cola" de provas, subornam pessoas e entre outras coisa...
Não é preciso ter ensino superior para se ter uma carreira profissional bem-sucedida, por que?
Por que você pode muito bem não ter preparo para atuar no mercado, mas se vocẽ é um tipo de pessoa que esta sempre atualizando os seus conhecimentos, tem ideias inovadoras e muita criatividade, isso são qualidades que demostram seu diferencial e é tudo do que você preisa para se ter sucesso: Atitude! É isso o que difere você das outras pessoas, Não basta "saber" ou "saber fazer" é preciso "querer fazer". Quer um exemplo? Mark Elliot Zuckerberg, fundou o Facebook em 2004,Até ele começar a ter aulas em Harvard, ele já tinha conseguido a reputação de um prodígio de programação. Quando o Facebook fez suceso, ele abandonou a faculdade e se tornou Executivo. Então? por acaso, ele tinha diploma em Economia,Administração e Tecnologia para conseguir construir e progredir?

Novo comentário